top of page

Biografia de Elio Dahmer - Linha Frank - Westfália - RS

ELIO DAHMER , é Brasileiro. Casado com DALILA RUHRWIRM, pai de quatro filhos: Neiva         Teresinha, Luis Adalberto, Paulo Gilberto (in memorian) e Edson Ricardo.
Filho de ERMINDO DAHMER e de MELITA DAHMER, nascida Kilpp. Nasceu aos 30 dias de julho de 1940 em Linha Frank, município de Estrela, Estado do Rio Grande do Sul.


*De 1947 a 1953 frequentou o antigo Primário 1ª a 6ª séries na Escola Municipal Bandeirantes de Linha Frank, onde já se interessava e gostava  das aulas  de história e geografia.


*De 1954 a 1957 frequentou a antiga escola agrícola Teutônia, hoje colégio Teutônia , onde se formou como técnico rural do Rio Grande do Sul.


*De 1957 a 1958 fez estágio e se especializou em avicultura na granja avícola do colégio Teutônia e do senhor Adão Henrique Fett de Estrela.


*Em 1958 foi convidado, como técnico rural, a cuidar e administrar as plantações de cevada da Cervejaria Antártica, no estado do Paraná, nas imediações de Ponta Grossa, declinando do convite porque tinha instalado sua própria granja avícola, inicialmente com poedeiras e em 1978 com frangos de corte , atividade que permaneceu até 1992.

 

*Durante 12 anos, de 1954 a 1965, foi atleta do gaúcho futebol clube do bairro de Teutônia.


*De 1965 em diante atleta e 4 anos presidente do flamengo Futebol Clube da linha Schmidt.

 

*em 1969 foi sócio fundador, atleta e presidente da Sociedade Esportiva Bandeirantes de Linha Frank.
 

*Membro por 2 anos do conselho Consultivo da Cooperativa Languiru.
 

*Em 1960 ingressou no Magistério público, como professor municipal da Prefeitura Municipal de Estrela, sendo nomeado através do concurso público para exercer o cargo de Diretor e Professor Municipal unidocente de 1ª a 5ª séries na Escola Municipal Bandeirantes de Linha Frank, cargo que ocupou até 1988, ou seja, durante 28 anos.
 

*De 1962 a 1970 foi Diretor e Professor de 1ª a 5ª séries da Escola Particular Santos Dumont , mantida pela Sociedade Escolar Picada Schmidt, então município de Estrela.
 

*Em setembro de 1969 foi Presidente da Comissão dos festejos do Centenário de Imigração e Colonização Alemã das localidades de Linha Frank e Linha Schmidt, onde estiveram presentes o representante do governador do estado, deputado estadual Antônio Fornari , o Consul da Alemanha no Rio grande do Sul, o pastor Ernesto Kunnert, presidente da IECLB, o prefeito Bertholdo Gaussmann de Estrela e outras atividades civis e eclesiásticas.
 

*De 1970 a 1982 foi Diretor e Professor de História, Geografia e de Educação Moral e Cívica da 4ª, 5ª e 6ª séries da Escola Particular de Primeiro Grau Evangélica Linha Schmidt, mantida pela Sociedade Escolar Picada Schmidt.
 

*De 1980 a 1990 foi professor de História, Geografia, Educação Moral e Cívica e de Organização Social e Política do Brasil de 5ª a 8ª séries da Escola Estadual Gomes Freire de Andrade  do bairro Languiru, município de Teutônia.
 

*De 1972 a 1975 cursou a Faculdade de Férias da Universidade de Passo Fundo, onde se formou e habilitou como professor na área de Estudos Sociais e de Organização Social e Política do Brasil , do Primeiro Grau.
 

*Foi sócio fundador e secretário da Sociedade de Água de Linha Frank.
 

*De 1984 a 1997 foi professor de História, Geografia e de Organização Social Política de 5ª a 8ª séries da Escola Particular de Primeiro Grau Evangélica Linha Schmidt, de vila Schmidt, município de Teutônia.
 

*Foi durante 16 anos Presidente da Sociedade Evangélica Sião de Linha Frank, comunidade onde consta o registro de batismo do ex-presidente da república Ernesto Geisel e de sua esposa Luci Markus, 12 anos presidente da Sociedade de Cantores Aliança de Linha Frank, fundada em 7 de maio de 1877, e pelo que consta, a entidade mais antiga do gênero no interior do estado do Rio Grande do Sul, 4 anos presidente da Paróquia Teutônia Norte que é composta por 8 Comunidades e 4 anos Presidente do Centro Comunitário de Linha Frank, todas estas entidades localizadas no município de Teutônia, Estado do Rio Grande do Sul.
 

*Em 1997, depois de 5 anos de buscas e pesquisas, liderou e organizou a festa do primeiro encontro da Família DAHMER no Brasil, que aconteceu no dia 13 de abril do mesmo ano na Vila Schmidt, onde se reuniram mais de 700 pessoas descendentes dessa família, chegando-se na árvore genealógica a 10 gerações.
 

*De primeiro de maio de 1997, diretor do museu histórico e geográfico Henrique Uebel da Prefeitura Municipal de Teutônia, tesoureiro do Centro Cultural 25 de julho e funcionário responsável por dados biográficos e pesquisas do Centro de Apoio a Pesquisas e Encontros de Família - CAPEF que tem sua sede no Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Teutônia.

bottom of page