top of page

       Este espaço é reservado para compartilhar histórias, contar fatos pitorescos, contos antigos e curiosidades a respeito da família.

       Para isso basta enviar um email para sthefan@familiadahmer.com.br, com o texto que será exposto, fotos anexas ou links de vídeos do youtube caso tenha disponível.

Obrigado a todos, bom proveito!!!

Chegada dos imigrantes ao Brasil

​(01/03/2013 por Sthefan Dahmer - Estância Velha - RS)

       No Rio de Janeiro os colonos ficavam alojados em galpões na Praia Grande ( Niterói), onde aguardavam a viagem ao Sul. Enquanto que a travessia do Atlântico era efetuada em navios de 3 mastros (galeras), as viagens para Porto Alegre eram efetuadas em bergantins, sumacas e escunas de 2 mastros apenas. A Capital da Província de São Pedro era atingida após 3 semanas de viagem.

       Aqui, depois de recepcionados pelo Presidente da Província Sr. José Feliciano Fernandes Pinheiro, ficavam alojados na extremidade sul do porto, em prédio do Arsenal de Guerra, proximidades da atual Usina do Gasômetro. Para o transporte até São Leopoldo, na época conhecida apenas por "Faxinal do Courita", eram utilizados lanchões toldados, movidos à vela e a remo.

       Em carretas os colonos chegavam à Feitoria do Linho-Cânhamo, estabelecimento fabril destinado à produção de cordoalhas largamente empregadas na navegação e que havia sido desativada no início de 1824 pelo Governo Imperial pelos sucessivos déficits e cuja administração ainda estava nas mãos do Inspetor José Thomaz de Lima.

       Com o encerramento das atividades da Feitoria, os 321 escravos que nela trabalhavam foram remetidos à Corte do Rio de Janeiro. As duas léguas de terras, correspondentes a 180 colônias de 100.000 braças quadradas (cerca de 8.700 hectares), foram medidas e divididas em lotes. As construções que compreendiam além do prédio principal do estabelecimento fabril ( do qual até hoje é preservada a sua parte frontal transformada em Museu do Imigrante de São Leopoldo), existiam ainda outros 81 e que foram destinados para obrigar os colonos alemães enquanto esperavam o recebimento do seu lote de terras.

Curiosidades

A história do Kerb de São Miguel

(01/03/2013 por Sthefan Dahmer - Estância Velha - RS)

       Um dos Veleiros que trouxeram imigrantes alemães e sofreram acidentes em seu percurso foi o Veleiro Cäcilia que teve uma viagem sinistra. Depois de passar por terrível tempestade em que perdeu todos os seus mastros, foi abandonado pelo Capitão por considerar a embarcação perdida. Ficou vagando sem rumo pelo Canal da Mancha até ser encontrado por um barco inglês que o rebocou até o porto de Plymouth na Inglaterra.

       Ali os náufragos aguardaram 2 anos por um novo embarque para a América, fato proporcionado para interferência da imperatriz austríaca D. Amélia von Leuchtenberg (esposa de Dom Pedro I) em viagem ao Brasil. Os passageiros do Cäcilia que deixaram a Alemanha em 1827 chegaram ao Rio de Janeiro no dia 29 de Setembro de 1829, sendo esta data comemorada, ainda hoje, no "Michelskerb" (Kerb de São Miguel) de Dois Irmãos e São José do Hortêncio onde a maioria dos passageiros do Cäcilia se estabeleceram.

bottom of page